quinta-feira, 16 de julho de 2009

Embora doa...não há dúvida que ninguém cometeu um erro maior do que aquele que nada fez, por ser muito pouco o que podia fazer

A indiferença

Primeiro levaram os comunistas,
Mas eu não me importei
Porque não era nada comigo.

Em seguida levaram alguns operários,
Mas a mim não me afectou
Porque eu não sou operário.

Depois prenderam os sindicalistas,
Mas eu não me incomodei
Porque nunca fui sindicalista.

Logo a seguir chegou a vez
De alguns padres, mas como
Nunca fui religioso, também não liguei.

Agora levaram-me a mim
E quando percebi,
Já era tarde.

Bertolt Brecht

Embora doa...não fiquem parados, expressem a vossa indignação!

5 comentários:

B. Martins disse...

Infelizmente os portugueses tomam em grande parte esta atitude e depois é ver no caus em que estámos, mas como diz o autor já é tarde...

Jacinta Oliveira disse...

O tipico Português é deixa andar até que um dia corre mal e deitam as mãos à cabeça.

Eva Marques disse...

Intervir é um acto de cidadania...um bem que nos foi oferecido a 25 de Abril de 1974. Ainda que nos fiquem a odiar pelas bocas e indignação que manifestamos, não podemos desistir...é preciso resistir!
Depois, as árvores morrem, mas de pé.

Jacinta Oliveira disse...

E com dignidade. Concordo plenamente com a Evinha.

Pedro Silva disse...

É indispensável e fundamental... como dizia e muito bem, o filósofo e diplomata francês Joseph De Maistre (1753-1821):

"Cada povo tem o governo que merece."

Se todos participarmos activamente nas decisões, ao contrário do que aconteceu com as europeias, pode ser que tenhamos finalmente o governo que merecemos e precisamos há tantos anos.